Versão 11.3.3 do Programa da ECF é válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Área do Cliente
Notícia
Entenda por que o salário mínimo importa para quem recebe e também para os super-ricos
Salário mínimo tem impacto significativo na economia e no poder de compra da população
Você certamente já deve ter ouvido falar em salário mínimo, mas saberia responder de que forma ele impacta na economia como um todo?
Basicamente, o salário mínimo é a base de sustento para milhões de brasileiros, mas seu impacto vai muito além daqueles que recebem o piso nacional. Em geral, ele define:
- Poder de compra;
- Distribuição de renda;
- Custo de vida de todos os brasileiros.
O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revelou que cerca de 59,3 milhões de pessoas recebem o valor e, atualmente, há uma mudança importante sendo discutida no Congresso Nacional que pode afetar muito mais as pessoas.
O governo chegou a enviar uma mudança na forma como é reajustado o piso nacional. Hoje em dia, o governo se baseia na inflação e no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para estabelecer o valor. Apesar disso, a nova proposta quer limitar os novos valores a um crescimento de 2,5%.
Diante disso, a nova medida, assim como o piso nacional, não impacta somente quem recebe o valor, mas também o consumo interno e a demanda por produtos e serviços de maneira significativa.
Além de ditar os valores de diversos benefícios sociais, ele também cria uma pressão por alterações em outras faixas salariais, já que muitos contratos coletivos e negociações se baseiam no salário mínimo para aumentos.
Assim sendo, os profissionais de alta renda têm os seus aumentos vinculados a índices que, de forma indireta, são influenciados pelo reajuste do mínimo.
Agora, quando o salário mínimo aumenta, há um movimento para que os preços acompanhem esse crescimento, porém o impacto na inflação varia conforme o contexto econômico.
No caso do Brasil, o impacto inflacionário do salário mínimo ocorre em situações específicas, e não de forma generalizada e o economista Felipe Queiroz destaca um exemplo histórico: o período de 2012 a 2013.
“Naquele momento, o mercado de trabalho estava aquecido, havia aumento da renda real e uma transição na pirâmide social brasileira, com pessoas saindo da base e ingressando em uma nova classe média”, explica.
A partir desse movimento houve um crescimento da demanda por bens que antes não eram tão consumidos, gerando uma pressão inflacionária.
“No entanto, após 2014, com a crise econômica e política, agravada pela pandemia, não vivenciamos um cenário semelhante, já que o país enfrenta o uso insuficiente da capacidade produtiva, limitando o impacto inflacionário de reajustes no salário mínimo”, afirma Queiroz.
Com informações da Forbes Money
Notícias Técnicas
Novos CSTs, registros EFD e exemplos práticos para operações com GLP/GLGN
Receita Federal detalha eventos e obrigações acessórias para o IBS e CBS
Nova regra da reforma tributária obriga emissão de NF com finalidade 6 em faturamento antecipado, com recolhimento imediato de IBS e CBS
A Receita Federal disponibilizou, neste mês, a Calculadora de Tributos, uma ferramenta digital que permite simular os impactos da Reforma Tributária sobre o consumo
Notícias Empresariais
A verdadeira produtividade vem de equipes que se sentem seguras para pensar, experimentar, falhar e tentar de novo
Mais do que um ambiente descontraído, a felicidade corporativa se consolida como um pilar estratégico para engajamento, produtividade e retenção de talentos
RHs devem se preparar para novo ciclo de contratações e valorização do capital humano, com foco em inclusão, formalização e desenvolvimento de talentos
Empresas que querem se manter relevantes, precisam ter visão de futuro a longo prazo e estarem abertas à inovação. Nesse contexto, receber bem a Geração Z no mercado de trabalho é mais que preencher uma vaga
Prazo final se aproxima e especialista alerta: entregar a RAIS corretamente é essencial para evitar multas, garantir benefícios trabalhistas e manter a conformidade com o eSocial
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional