O MEI deve apresentar, até 31 de maio de cada ano, a Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI)
Área do Cliente
Notícia
‘Canadiano’: cafeterias canadenses mudam nome de café ‘Americano’ em meio a guerra comercial com os EUA
Para estabelecimentos, mudar o nome do café se tornou uma forma de 'vingança silenciosa' em oposição às tarifas de Trump sobre produtos canadenses.
À medida que as tensões entre os Estados Unidos e Canadá aumentam, os estabelecimentos canadenses acharam uma forma criativa de revidar e se opor às políticas ofensivas do presidente dos EUA, Donald Trump, contra o país.
O anúncio do republicano de um aumento de 25% nos impostos sobre as importações canadenses suscitou imediatamente reações indignadas, e os canadenses decidiram reafirmar a identidade nacional através de um dos produtos mais consumidos diariamente: o café.
Os tradicionais “Americanos” – um pedido popular de café feito com doses de café expresso e água – não estão mais disponíveis em muitas cafeterias canadenses. No lugar, estes locais começaram a vender o café “Canadiano”.
Apesar de alguns proprietários quererem permanecer apolíticos, a tendência causou impacto em todo o país. Uma mudança que começou como uma piada interna de um café e rapidamente se tornou uma discussão nacional.
De acordo com a Barista Magazine, tudo começou em 6 de fevereiro de 2025, quando o Kicking Horse Coffee – um café e torrefação da Colúmbia Britânica – postou uma chamada para ação no Instagram dizendo:
A tradição de renomear alimentos para fins políticos
Esta não é a primeira vez que tensões políticas levam a reformulação de marcas de alimentos.
Durante a Primeira Guerra Mundial, o chucrute foi renomeado como “Liberty Cabbage” nos EUA para um distanciamento das raízes alemãs, de acordo com um estudo citado pela revista americana “Forbes”.
Mais recentemente, em 2003, alguns restaurantes americanos renomearam as batatas fritas, chamadas de “French Fries” nos EUA, para “Freedom Fries” (“Fritas da Liberdade”, em tradução para o português) para protestar contra a oposição da França à Guerra do Iraque.
No Brasil, após a invasão russa no território ucraniano em 2022, diversos bares mudaram o nome do tradicional drink Moscow Mule, que mistura vodca, gengibre e limão, para Kiev Mule, em homenagem à capital do país invadido.
Agora, o Canadá está invertendo o roteiro. Ao renomear o Americano, uma bebida originalmente nomeada em homenagem aos soldados americanos na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, as cafeterias estão transformando um item de menu diário em um símbolo silencioso de identidade nacional.
Notícias Técnicas
Entenda melhor o pagamento dos benefícios do INSS para aposentados, pensionistas e outros beneficiários nos próximos dias
Ministro ressalta que as discussões no GT sobre Emprego reafirmam o papel do BRICS como ator relevante na definição de políticas globais para o trabalho
A escalada dos transtornos mentais no ambiente de trabalho revela a urgência de políticas de bem-estar e a necessidade de romper com modelos
Prazo estendido até 30 de maio de 2025 e também vale para pagamento do imposto
Notícias Empresariais
Para estrategista-chefe da Monte Bravo, tendência é de novo pico histórico do Ibovespa nos próximos dias, mas se trata de um 'copo meio cheio e meio vazio'
A ausência de informações pode levar à malha fina e gerar sanções da Receita Federal
Previsão do Boletim Focus é de que a inflação encerre 2025 acima do intervalo de tolerância da meta
O chanceler brasileiro Mauro Vieira disse, na reunião dos ministros das Relações Exteriores do Brics que terminou nesta terça-feira
Entenda as regras sobre o descanso no 1º de maio e saiba quando a compensação é necessária
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.