Especialistas apontam riscos à livre concorrência e à isonomia tributária com as regras do novo programa de mobilidade sustentável.
Área do Cliente
Notícia
Receita Federal lança livro didático de cidadania e educação fiscal para o Ensino Fundamental II
O livro traz uma narrativa lúdica e pedagógica para auxiliar educadores e professores no ensino de cidadania e educação fiscal.
A história acompanha a trajetória de cinco jovens competidores de distintas regiões de um país que participam do campeonato estudantil “Mentes Pensantes Encaram Novos Desafios”.
Cada uma dessas regiões apresenta uma característica própria e diferem entre si quanto ao estágio de desenvolvimento econômico, de consciência tributária da população, de implementação de políticas públicas assertivas e de participação ativa de seus habitantes na vida em sociedade.
Conforme o torneio avança, novos temas e problemas são colocados para que os times debatam ideias e busquem alternativas para superar os desafios.
Ao mesmo tempo em que os estudantes vivem a experiência de participar de uma competição, eles vivenciam situações cotidianas que envolvem questões a respeito dos valores de Estado Democrático de Direito, dos direitos e deveres dos cidadãos, dos impostos, das finanças públicas, da transparência na aplicação dos recursos públicos e do acesso à informação etc.
Com essa estratégia pedagógica, busca-se estimular o pensamento crítico e a reflexão consciente acerca da relação existente entre o exercício da cidadania, os tributos e a realização de investimentos e serviços públicos pelo Estado.
Além disso, após cada capítulo são sugeridos conceitos e abordagens que podem ser trabalhados por educadores e professores em sala de aula.
O material didático é autoria da analista-tributária e representante de Cidadania Fiscal na 8ª Região Fiscal, Priscila Pitta Penna, ilustrado pelo analista-tributário Moisés Boaventura Hoyos e baseado em temas propostos pelo analista-tributário Vicente Bruno Cavalcanti de Oliveira.
O projeto contou com a revisão gramatical da assistente técnico-administrativa, Juliana Hatoum Machado, a supervisão do analista-tributário e gestor regional de Cidadania Fiscal da 2ª Região Fiscal, José Batista Laurido Júnior e a coordenação da analista-tributária e gestora nacional de Cidadania Fiscal, Ana Paula Sacchi Kuhar.
Disponível no site da Receita Federal no formato de livro eletrônico (ebook), como também para impressão gráfica na internet.
Mentes Pensantes Encaram Novos Desafios - Ensino Fundamental II
Notícias Técnicas
As alterações publicadas no Ajuste SINIEF nº 11/2025 removem a nomenclatura “CNPJ”
Proposta altera a CLT; projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados
Transformações, desafios e novas dinâmicas moldam o presente e o futuro das relações de trabalho no Brasil em meio a demissões voluntárias
Maio é último mês de declaração do imposto de renda, mas também temos outras obrigações à vista
Notícias Empresariais
Instituto diz que rendimento médio de pessoas ocupadas chegou a R$ 3.410, novo recorde; para especialista, estímulos do governo são pontuais e não resolvem a crise
Evento conjunto da SP Chamber e do CECIEx na ACSP vai abordar o panorama atual do comércio exterior e os caminhos para o Brasil se destacar em meio à guerra comercial global em curso entre Estados Unidos e China
Norma da Receita Federal permite exclusão de receitas transferidas entre escritórios parceiros da base de cálculo das contribuições
As bolsas europeias avançam na manhã desta sexta-feira, após a China sinalizar disposição de iniciar negociações tarifárias com os EUA
Para estrategista-chefe da Monte Bravo, tendência é de novo pico histórico do Ibovespa nos próximos dias, mas se trata de um 'copo meio cheio e meio vazio'
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.