Receita Federal e municípios trabalham na implementação da Reforma Tributária sobre o consumo
Área do Cliente
Notícia
Café: Brasil pode ganhar mercado com sanção de Trump à Colômbia
Quase metade de todos os grãos exportados pela Colômbia vão aos EUA e presidente promete imposto de até 50%
Se as promessas de Donald Trump forem concretizadas, bastarão poucas horas da manhã para que o consumidor norte-americano perceba o efeito da primeira retaliação comercial do novo presidente dos Estados Unidos. E o sabor amargo do aumento de preço poderá ser sentido já no café da manhã.
Quase metade dos grãos de café exportados pela Colômbia vão para os Estados Unidos, mostram dados do Observatório da Complexidade Econômica, o OCE.
Por outro lado, 20% de todo o café vendido nos supermercados e cafeterias dos EUA carregam a inscrição “Made in Colombia”. O dado é da safra 2023/24 e foi divulgado pelo Departamento de Agricultura dos EUA, o USDA.
Como em toda relação comercial, os dois lados têm interesses mútuos: a troca de valor.
Para os colombianos, o grande mercado e os dólares dos compradores americanos movimentam os cafeicultores. Do outro lado, os EUA precisamT de café suficiente para atender milhões de consumidores, e encher diariamente das garrafas térmicas dos trabalhadores do interior aos copos dos hipsters nas metrópoles.
Neste domingo (26), Trump promete mudar essa dinâmica. Como toda bravata, a promessa de retaliação comercial veio sem detalhes.
Trump fala em impor imposto de metade do preço sobre produtos colombianos em uma semana. Aumentar em 50% o preço de um quinto de todo o café consumido nos EUA pode gerar impacto não desprezível na inflação.
Ou pode, ainda, mudar a dinâmica daquele mercado. E essa situação toda interessa muito ao vizinho Brasil.
Nos últimos dois anos, o café brasileiro foi líder entre os americanos, com participação de 32% daquele mercado – 12 pontos acima da fatia colombiana.
Dependente do importado, os EUA não cobram imposto de importação para a maioria dos grãos que chegam ao país. A situação beneficia todos os grandes produtores, inclusive a Colômbia, mas também o Brasil, Vietnã e Honduras, entre outros.
Se Trump for adiante com a promessa, o grão brasileiro, quem sabe, ganhará mais xícaras por lá.
Notícias Técnicas
Aposentadoria especial exige comprovação técnica, atenção às novas regras e documentação completa para garantir a concessão do benefício
Empresas devem revisar folha de pagamento para possíveis restituições
MTE e Dieese listam 18 boas práticas de negociação coletiva trabalhista para promover bem-estar, prevenir doenças e combater assédio
Estamos a menos de 5 meses do início do período de transição da Reforma Tributária, que começa em 2026, com a fase de testes, e termina em 2032, com a aplicação integral da nova legislação a partir de 2033
Notícias Empresariais
Negócios que combinam visão de longo prazo, inovação constante e foco genuíno no cliente constroem bases sólidas para crescimento sustentável e liderança de mercado
Embora programas de bem-estar e benefícios ajudem, eles não atacam a raiz do problema. A responsabilidade de criar um ambiente onde o burnout não se instale é da liderança
Mais do que acompanhar a tecnologia, o RH precisa impulsionar a transformação sem perder o fator humano
Saiba como garantir a segurança de dados e atender às normas
A R$ 5,20, moeda já acumula queda de 10% em 2025
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional