O eSocial terá novas configurações na Tabela 03 a partir de 2026, com alterações em códigos e descrições. Contadores precisam se preparar para as mudanças
Área do Cliente
Notícia
Dia da dona de casa: como ter acesso a benefícios previdenciários
São três opções de planos de contribuição para garantir direitos. Confira quais são e como contribuir
No dia 31 de outubro é celebrado o Dia nacional da dona de casa. A data foi instituída como forma de valorizar as mulheres que se dedicam diariamente aos afazeres domésticos e cuidado dos lares. A Previdência Social contribui para uma vida mais segura e digna para este público, por meio de benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
No Brasil, existem mais de 38 milhões de pessoas que se identificam como donas de casa, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que recolheu os dados entre 2012 e 2022.
Parte desse contingente busca acesso aos benefícios previdenciários como forma de manter um padrão de segurança financeira, a exemplo de Jacilene dos Santos Moreira, de 28 anos, residente da zona rural na cidade de Aratuípe, recôncavo baiano.
“O INSS ajuda a gente a conquistar algumas coisas. Eu contribuo há nove anos, e todo mês pago direitinho. A partir disso, consegui o salário maternidade do meu primeiro e do segundo filho”, diz a segurada.
Jacilene conta que passou por um procedimento médico e está aguardando a resposta do benefício por incapacidade temporária.
Confira os benefícios
A Previdência Social dispõe de três diferentes planos de contribuição para a dona de casa. São eles: o facultativo de baixa renda, o simplificado e o convencional. A contribuição do facultativo baixa renda é de 5% do salário mínimo, e a dona de casa precisa ter o grupo familiar inscrito no CadÚnico, com renda em até dois salários mínimos.
Aquela que não preencher os requisitos para contribuir com 5%, pode optar pelo simplificado, com alíquota de 11% sobre o salário mínimo. Caso a dona de casa deseje, pode escolher o convencional, com alíquota de 20% sobre qualquer valor, limitado ao teto. Quem opta por este plano tem o valor do benefício calculado de acordo com as contribuições, enquanto os dois primeiros estabelecem o valor do piso nacional como renda.
Visto que a dona de casa não exerce uma atividade remunerada, ela se enquadra como contribuinte facultativo. Nesta categoria, a própria pessoa deve tomar a iniciativa de começar a contribuir e também é responsável pelos pagamentos mensais. Nesse sentindo, é possível garantir o direito a benefícios como aposentadoria, salário-maternidade, benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), pensão por morte e auxílio-reclusão, mas vale ressaltar que para ter acesso aos benefícios é necessário cumprir os requisitos exigidos pela lei para cada um deles.
Para se inscrever, é necessário entrar em contato pela Central 135 ou acessar o Meu INSS – site ou aplicativo –, clicar no botão de inscrição e em seguida escolher a opção cidadão. Nas telas seguintes, o usuário vai informar os dados pessoais e escolher a categoria de filiação adequada.
Texto do estagiário Rafael Barros, sob supervisão de Conceição Menezes - Secom/BA
Notícias Técnicas
Alterações no Simples Nacional permitem escolha do número de parcelas, prazos de até 60 meses e adesão 100% online
Agosto como divisor de águas: como as empresas podem se preparar para a nova legislação tributária
Em 11 de agosto de 2025, foi sancionada a Lei nº 15.191/2025, que ajusta a tabela progressiva mensal do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)
Nova portaria altera critérios para contratação de serviços de TI, com reajuste salarial, novas exigências de experiência e fim da fiscalização trabalhista obrigatória
Notícias Empresariais
No Brasil, quase 12 milhões de pessoas vivem sozinhas. Movimento reflete mudanças de comportamento, novas demandas de consumo e um mercado imobiliário que aposta nos compactos de luxo
Negócios que tratam a incerteza como gatilho para inovação constroem resiliência, se destacam da concorrência e criam bases sólidas para prosperar no longo prazo
Até 2030, jovens de 16 a 30 anos representarão 58% dos profissionais no mundo. Eles querem mais do que um bom salário: exigem propósito, flexibilidade e respeito
Monitoramento e resposta a ameaças em tempo real
A previdência privada empresarial vem ganhando protagonismo como um dos principais diferenciais na escolha por uma nova colocação no mercado de trabalho
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional