Novos prazos de vencimento serão até 28 de maio de 2025, conforme cada situação.
Área do Cliente
Notícia
E agora? O banco vendeu minha dívida!
Esse processo relacionado à dívida vendida é mais comum do que você imagina e, na prática, isso não será um problema para você.
A venda de dívida tem um objetivo simples: fazer com que você negocie e tenha melhores condições para isso.
Por que o banco vendeu a sua dívida?
Imaginemos que você fez uma dívida com o banco e, por algum motivo, não conseguiu pagar.
Após várias tentativas de reaver esse dinheiro, para não ficar totalmente no prejuízo, o banco vende essa dívida para assessorias que trabalham com a aquisição e cobrança de carteiras de créditos vencidos.
Por meio da cessão de crédito, conhecida também como “venda de dívidas a terceiros”, essas empresas compram o débito do cliente com o banco e são os responsáveis pela cobrança e pelo recebimento.
Como saber se a minha dívida foi realmente vendida legalmente?
Quando sua dívida é comprada por outra empresa, você tem o direito de entrar em contato com ela e solicitar o comprovante da cessão de crédito.
Este documento deve descrever o valor devido em todos os detalhes para assegurar que você deve apenas aquilo que foi contratado inicialmente.
É muito importante ler todos os documentos que envolvem essa atividade financeira, desde os contratos até o termo de cessão de crédito, e estar ciente de tudo o que você realmente deve.
Além disso, conferir essas informações do comprovante de cessão de crédito pode ser útil no momento em que você receber uma cobrança, pois, assim, é possível evitar cair em fraudes.
Quais são os meus direitos quando a minha dívida é vendida para terceiros?
O direito de solicitar toda a documentação de cessão de crédito é garantido a você.
Por isso, consulte as documentações e verifique se não existem taxas de juros diferentes das negociadas com o banco e outros encargos ilegais.
O mesmo acontece se houver honorários advocatícios, sendo os valores cobrados para a realização da cobrança, mas que você não deve arcar, a menos que conste do contrato assinado com o banco desde o início (mais uma vez, lembre-se: conhecer o contrato é muito importante).
A empresa que adquiriu minha dívida pode negativar o meu nome?
Sim.
Ao vender sua dívida, o banco passa o direito de recebimento para a outra empresa, então, a instituição tem a obrigação de tirar seu nome dos órgãos de proteção ao crédito.
Porém, a nova empresa responsável pelo seu débito pode incluir, sim, o seu nome no SPC novamente.
Mas, atenção!
Além do dever de te notificar com antecedência — assim como acontece com o banco —, a data da inclusão não será contada a partir da aquisição pela nova empresa e sim, da data de vencimento da sua dívida desde a sua origem.
No final, o mais importante é: conheça o seu contrato.
Percebeu que quando a sua dívida é vendida não há nada de prejudicial nisso?
Na verdade, depende muito mais de quais foram as condições contidas no seu contrato de aquisição do serviço.
Por isso, leia-o sempre que quiser para tirar as suas dúvidas.
E, acima de tudo: quite sua dívida quanto antes para alcançar seu bem-estar financeiro.
Notícias Técnicas
Cerca de 500 empresas indicadas por entidades setoriais participam da iniciativa
Confira o que levar e como vai funcionar o atendimento nas agências
Tema será julgado sob a sistemática dos recursos repetitivos
Propostas ainda precisam ser despachadas pelos respectivos presidentes para começarem a tramitar. Governo ainda não decidiu se vai voltar atrás em todas as medidas
Notícias Empresariais
Governo adiou por um ano uma medida que previa multas aos empregadores que não seguissem diretrizes para evitar metas excessivas, jornadas extensas, assédio moral, entre outros. Especialistas comentam os riscos
A cerimônia foi realizada na sede do TRT da 4º Região (RS), em Porto Alegre. A semana acontece entre os dias 26 a 30 de maio, em todo o país.
Argumento de que à noite ela estava de sobreaviso foi derrubado
Os empregadores receberam, entre 21 e 25 de maio, notificações sobre contratos de empréstimos firmados por seus trabalhadores por meio do Crédito do Trabalhador
Ao ultrapassar o limite de faturamento do MEI em 2025, é preciso prestar atenção ao desenquadramento automático e à necessidade de fazer a declaração correta para a Receita Federal
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional