Prazo estendido oferece mais tempo para empresas e desenvolvedores se adequarem à nova infraestrutura digital
Área do Cliente
Notícia
Combinação de sucesso entre RH e tecnologia é tendência nos negócios
A pandemia revelou um problema estrutural que, talvez, grande parte das empresas não havia sequer notado
Muito tem se falado a respeito da discrepância entre contratações de homens e mulheres dentro do setor de tecnologia. Não à toa, movimentos que visam a inclusão, não apenas do público feminino, têm ganhado força nos últimos anos. Um exemplo disso é um relatório conduzido pela McKinsey & Company que apontou que, dentre um cenário de mais de mil empresas em 12 países, existe um consenso de que a diversidade é uma alavanca fundamental para a performance financeira e social das empresas. No que tange à tecnologia, isso fica ainda mais evidente.
De acordo com uma pesquisa do PretaLab em parceria com a consultoria de software ThoughtWorks, mais de 68% dos profissionais do setor de TI são homens. Além disso, 58,3% são pessoas brancas. Quando falamos sobre pessoas com deficiência, o índice chega a 85,4% de ausência desses profissionais nas companhias. Para mim, que sou PCD e atuo no setor de RH há 27 anos, esses números comprovam que trabalhar a cultura da inclusão e da diversidade é cada vez mais importante, já que iniciativas que contribuem para a mudança desse cenário são capazes de conferir vantagens competitivas consideráveis para os negócios. Mas como fazer isso se tornar uma prática integrada às estratégias das empresas e não apenas uma obrigação?
A resposta para essa questão tem a ver com o RH humanizado, conceito que já se tornou tendência dentro do setor. Na Infosys, temos trabalhado ativamente para a implantação de projetos que visam gerar maior acessibilidade e empoderamento, por meio de contratação e treinamentos com as equipes. Além disso, há outros programas que envolvem o tema diversidade e inclusão em análise dentro da empresa, visando sempre a melhoria dos serviços e a capacitação constante das equipes.
Para se ter uma ideia de urgência dessas medidas, o último censo do IBGE, realizado em 2010, indicou que mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum grau de deficiência física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla, bem como para pessoas idosas, analfabetas, daltônicas, com deficiências ou limitações temporárias, entre outras. A previsão é de que, nas próximas duas décadas, pelo menos um terço da população tenha 60 anos ou mais, idade em que muitos de nós começam a apresentar algum tipo de dificuldade motora ou mesmo intelectual. Por isso, práticas inclusivas precisam estar alinhadas ao desenvolvimento profissional, provendo meios para que isso ocorra de forma contínua e adaptando rotinas e atividades conforme essas demandas aparecem.
Já não basta apenas um olhar humanizado para enfrentar esses desafios, mas um pensar estratégico de profissionais de RH sobre ações que contribuam para a mudança do cenário e auxiliem, de maneira efetiva, na tomada de decisões dentro das companhias, especialmente quando falamos de empresas de tecnologia, que têm passado por um processo de transformação digital cada vez mais acelerada. É preciso considerar de que maneira é possível aliar rotinas do dia a dia à tecnologia e às facilidades que ela nos proporciona. Em um mundo cada vez mais conectado, não é mais suficiente oferecer equipamentos para a realização de tarefas, mas pensar como esses equipamentos, junto a outros recursos e ferramentas, podem seguir sendo úteis, funcionais e acessíveis para os públicos cada vez mais diversos com os quais queremos e precisamos contar ao longo dessa trajetória.
A pandemia revelou um problema estrutural que, talvez, grande parte das empresas não havia sequer notado. No entanto, essa situação, por ora preocupante, pode servir como uma grande e importante oportunidade para que as empresas possam trabalhar questões sociais fundamentais e impactem, de maneira positiva, a sociedade e os novos negócios. Com um RH humanizado e soluções tecnológicas eficientes, o colaborador se tornará, dia após dia, o centro das ações, garantindo o sucesso e contribuindo com os resultados da empresa.
Notícias Técnicas
A substituição da Declaração viabiliza a prestação das mesmas informações mediante processo mais moderno e seguro
A partir de 2 de julho de 2025, o FGTS Digital passa a contar com um novo módulo que permite o parcelamento de débitos relativos ao FGTS
Novas regras reforçam foco na redução de litígio de alto impacto
Os contribuintes catarinenses que emitem a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) com benefício fiscal deverão realizar o preenchimento do campo cBenef
Notícias Empresariais
Bolsa valoriza 0,5% e alcança terceiro maior nível da história
À medida que modelos de IA se tornam mais sofisticados e exigentes em poder computacional, cresce também a pressão sobre recursos como energia e água
Norma determina que poder público promova ações de apoio ao empreendedorismo, incluindo a criação de linhas de crédito específicas
Segundo tributarista, existem muito mais argumentos a favor do governo do que do Congresso no julgamento de inconstitucionalidade do decreto que derrubou o aumento do IOF
Novo modelo entra em vigor em julho de 2026 e valerá para novas inscrições, incluindo profissionais liberais; atuais CNPJs continuam válidos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional