O Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), disponibilizou nesta semana um novo módulo de parcelamento de débitos no sistema FGTS Digital
Área do Cliente
Notícia
Empresas que digitalizam processos poupam tempo e dinheiro
Contraktor destaca como algumas atividades ‘análógicas’ podem se tornar eletrônicas para impulsionar os negócios e gastar menos
Caminhos para evitar gastos é uma busca constante dentro das empresas. Algumas rotinas em prol da digitalização de setores foram alteradas dentro de muitas companhias com o passar dos anos e isso já se converte em bons resultados, mas ainda há um método que não foi implementado pela maioria e que pode fazer a diferença quando o assunto é economia de tempo e dinheiro: a digitalização de documentos.
Não faz muito tempo que os escritórios costumavam ser como aqueles típicos de filmes e seriados, como The Office, com inúmeras caixas, arquivos e gavetas para guardar tanta papelada. De acordo com uma pesquisa realizada pela PwC, gestores perdem em média 1 mês, dos 12 meses do ano, procurando por informações armazenadas de forma inadequada ou por desorganização. Além disso, em empresas analógicas os documentos são fotocopiados, em média, 19 vezes, quando cerca de 40% delas são desnecessárias.
Segundo Bruno Doneda, CEO da Contraktor, plataforma de gestão de documentos e assinatura digital, algumas mudanças podem acelerar rotinas dentro das empresas. “O método de transformação digital é a alternativa mais eficaz para o aprimoramento e definição dos processos internos relacionados aos diversos documentos. Já comprovado através de indicadores de desempenho no que concerne à redução de custo operacional, diminuição de extravio de documentos e agilidade no processo de fechamento de negócios com clientes e fornecedores”, comenta o especialista.
O que antes vivia em gavetas e arquivos, hoje pode ficar ainda mais seguro se guardado em formato digital. Sendo assim, a empresa listou alguns itens que eram comuns no mundo ‘analógico’ e que foram totalmente adaptados para a realidade tecnológica que temos nos dias atuais:
Aviso de recebimento (AR)
Já é possível substituir o antigo aviso de recebimento de papel por um comprovante de recebimento e abertura de email, que a pessoa recebe quando alguém abre um documento enviado. Além disso, ainda é possível ter o registro da data e hora em que um participante acessou o documento.
Reconhecimento de Firma em Cartório
A ida ao cartório é um dos maiores entraves burocráticos que ainda temos no Brasil. Afinal, quem nunca precisou ir até uma unidade apenas para reconhecer firma? Pois saiba que essa já não é mais a única opção. Usando o certificado digital emitido pela ICP-Brasil, que tem validade judicial e fé pública, não é mais necessário reconhecer firma para garantir a autenticidade e incluir um selo/carimbo em um documento.
Arquivos
Uma opção muito mais segura do que os arquivos é justamente o armazenamento desses documentos em nuvem. Além de também evitar que um documento seja arquivado de forma inadequada, é possível permitir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a ele, reduzindo drasticamente os riscos de vazamento de informação, além da economia de espaço físico na sua empresa.
Se com esses exemplos foi possível perceber que escolher processos digitais é uma opção economicamente viável e até mais consciente, mas ainda há dúvidas de como os procedimentos antigos ocorrem quando é tudo feito pelo computador, é possível conferir mais detalhes na tabela. Veja no infográfico anexado.
Sobre a Contraktor – Por acreditar que uma vida sem burocracia é muito mais produtiva, a Contraktor está transformando a forma como as empresas podem gerir contratos e digitalizar documentos em todo o país. A plataforma oferece aos clientes soluções completas de gestão na nuvem, automatizando o ciclo dos processos e reduzindo o tempo de tramitação. Inovadora no segmento de Contract Lifecycle Management (CLM) e Assinatura Digital, a Contraktor possui ferramentas que podem ser aplicadas em todos os departamentos das empresas, do comercial ao jurídico, passando pelo financeiro e RH. Além da contração dos serviços B2B, B2C e de solução gratuita de assinatura digital
Notícias Técnicas
As inovações visam não apenas simplificar o ambiente de negócios, mas também garantir a efetividade e a integridade da nova legislação tributária
Foi publicada a versão 3.1.9 do Guia Prático com vigência a partir de janeiro/2026
Publicação contém todo o arcabouço normativo de previdência complementar publicados até abril de 2025
Podem aderir à transação pessoas físicas e jurídicas que possuam débitos de natureza tributária em discussão administrativa
Notícias Empresariais
Líderes que desenvolvem a gestão emocional não anulam sentimentos — eles transformam emoção em estratégia
Uma reflexão profunda sobre escolhas, prioridades e o verdadeiro sentido da felicidade e do propósito na vida pessoal e profissional
Investir em anúncios direcionados, branded content e presença nos canais certos pode ser o diferencial que faltava para alavancar resultados no segundo semestre do ano
Saiba otimizar a rotina contábil, reduzir retrabalho e aumentar a produtividade.
Conquistar uma promoção hoje exige mais do que agradar ao chefe – é preciso passar pelo crivo da IA
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional