A ausência de justificativa pode acarretar diversas sanções, incluindo a baixa do registro do profissional
Área do Cliente
Notícia
3 técnicas para aumentar a produtividade na hora de escrever
Você é aquela pessoa que não pode passar um pernilongo no seu campo de visão que já perde o foco? Ou que esquece as palavras ao ver uma página do word em branco?
Você é aquela pessoa que não pode passar um pernilongo no seu campo de visão que já perde o foco? Ou que esquece as palavras ao ver uma página do word em branco? Então, esse texto foi feito para você. Na era dos negócios digitais, é essencial ter um bom texto para se comunicar nas mídias, para alcançar clientes ou até para estabelecer sua marca pessoal. Para driblar os problemas na hora da escrita, as sócias da agência de comunicação Comunica PR, Beatriz Destefani e Maria Carolina Rossi, listam três dicas para facilitar o processo. Confira:
1. Comece procurando um dado ou pesquisa relevante
Começar a escrever um texto muitas vezes parece um ‘bicho de sete cabeças’, mas é importante saber que tudo é questão de prática e de seguir uma linha de raciocínio. "Uma boa técnica para embasar qualquer texto é procurar um dado que confirme o que você está dizendo. Por exemplo, se você é uma arquiteta e quer escrever uma pauta sobre o crescimento das reformas em São Paulo, sobre como decorar apartamentos compactos ou até qual cor utilizar em cada ambiente, pode embasar essas informações com um dado de pesquisa de alguma Instituição que comprove essa tendência", aconselha Destefani.
"Nesse caso, como a especialista é uma arquiteta ela pode começar o texto falando sobre a procura das pessoas por reformas como: 98% dos proprietários de casas e apartamentos declararam fazer reformas em seu imóvel, dentre eles 27% realizam reformas anuais, é o que diz uma pesquisa realizada pelo Viva Real. Dessa forma, ela traz credibilidade e relevância para o tema que esta abordando", completa Maria Carolina Rossi.
2. Responda todas as perguntas no primeiro parágrafo
O primeiro parágrafo é a chave para o desenvolvimento de todo texto. "Nele devemos responder as seguintes perguntas: Quem, como, onde, por quê e o quê. Por exemplo: você quer escrever sobre uma nova lei que atinge seu setor, então deve deixar quem é o agente que determina essa lei, o modo em que ela é aplicada, em qual lugar age, o motivo da sua determinação e a ação que ela determina", exemplifica Beatriz Destefani.
"Quando respondemos essas questões mentalmente ou até quando escrevemos no papel, elas nos ajudam a criar uma linha de raciocínio", afirma Rossi.
3. Leia e ouça notícias
Acompanhar os noticiários e os principais portais de comunicação proporciona base para entender como é realizado um texto jornalístico, além de ajudar em ganchos para temas de blog ou posts no Instagram. "Pode parecer clichê, porque todo professor já disse isso, mas a leitura nos ajuda a desenvolver gramática e criatividade. Quando estamos antenados sobre os assuntos mais lidos, também podemos relacioná-los em temas para posts nas redes sociais", indica a Maria Carolina Rossi.
Um exemplo de tema que está em destaque em é a Black Friday. "Esse poderia ser um gancho para falar sobre uma promoção ou mesmo debater o tema com os seguidores. Caso você tenha um comércio que participou da promoção, poderia fazer um texto sobre a importância da data ou, se é um advogado, dar dicas de como não ser enganado nesse momento. Lembre-se: datas comemorativas, pesquisas e assuntos que dominam a capa dos jornais estão entre os temas de maior engajamento", explica Beatriz Destefani.
Notícias Técnicas
Especialista destaca boas práticas e pontos críticos que os contadores devem revisar antes da entrega
Contadores precisam se preparar para a chegada dessa nova obrigação. Veja as dicas
Desafios e oportunidades de uma profissão em transformação
Novo Guia Prático orienta que documentos contendo apenas IBS, CBS e IS não devem ser incluídos na EFD, exceto quando houver fatos geradores de ICMS ou IPI no mesmo documento
Notícias Empresariais
Negócios que se constroem com inteligência emocional ganham resiliência, adaptabilidade e reputação três ativos cada vez mais valiosos no cenário atual
A inteligência emocional não é uma tendência — é uma exigência para quem quer liderar com impacto real
Como a falta de gestão financeira impacta a inadimplência e como um plano pode ajudar
Mais de 570 mil MEIs superaram o teto de R$ 81 mil e foram desenquadrados da categoria
A Receita Federal e o Serpro planejam liberar APIs gratuitas para integração com o sistema de IVA, mas com restrições. Funcionalidades extras serão cobradas, visando um equilíbrio entre simplificação e custos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional