Veja quais empresas não precisam entregar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) em 2025, segundo regras da Receita Federal e legislação vigente
Área do Cliente
Notícia
Empreendedores têm menor confiança já registrada, diz Insper
O antigo pior nível de confiança havia sido registrado no segundo trimestre de 2009, com 58,8 pontos.
A confiança dos empreendedores brasileiros no terceiro trimestre de 2015 é a menor de toda a série histórica, segundo estudo feito pelo Insper e com apoio do Santander. O resultado do Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN) foi divulgado nesta quarta-feira.
O índice registrou 57,4 pontos, um recuo de 0,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. O antigo pior nível de confiança havia sido registrado no segundo trimestre de 2009, com 58,8 pontos.
Gino Olivares, professor de economia do Insper, afirma que o resultado veio dentro das expectativas. "Dado que o desempenho da economia foi ruim no primeiro trimestre e parece que será ainda pior no segundo, temos uma tendência de estabilidade, infelizmente, em um patamar baixo", afirma.
Para a próxima leitura, que será sobre as expectativas do quarto trimestre, o professor espera uma estabilidade do resultado ou uma recuperação que "parece ser ainda remota ou muito discreta".
O recuo visto no IC-PMN foi puxado principalmente pelo setor industrial, que marcou 54,7 pontos no nível de confiança registrado pelo Insper, sendo também o menor da série histórica. No trimestre anterior, a confiança era de 58,9 pontos.
O comércio cravou 58 pontos, sendo que o setor já havia alcançado seu menor valor do IC-PMN com as expectativas para o segundo trimestre de 2015. O setor de serviços registrou 57,8 pontos para este terceiro trimestre, sendo que havia registrado 58,4 pontos no segundo.
Segundo Olivares, há sinais mais claros de estabilização no comércio do que na indústria, por enquanto. "O comércio chegou ao seu fundo do poço, esperamos, antes da indústria. Ele sinaliza que já pode estar em recuperação no terceiro trimestre, enquanto a indústria avisa que espera piores resultados", diz Olivares.
Olhando o índice por regiões, o Centro-Oeste (0,9%) e o Sudeste (1,4%) contribuíram com análises positivas sobre o terceiro trimestre. Houve retração nas expectativas econômicas das regiões Norte (-1,0%), Sul (-3,1%) e Nordeste (-3,2%), o que fez o IC-PMN encerrar com desaceleração. As porcentagens comparam a expectativa para o terceiro trimestre de 2015 sobre a expectativa com o trimestre imediatamente anterior.
Para os empreendedores brasileiros, o principal impacto da inflação em seu negócio é de diminuir o lucro, com 48,5% das respostas. Veja, a seguir, o gráfico com a porcentagem de todas as respostas:
Número de respostas (em porcentagem)Qual o principal impacto da inflação em seu negócio?Diminui o lucroAumenta o preço devendaImpedeinvestimentosEvita contratação defuncionáriosNão afeta o meunegócio0102030405060Impede investimentos● Número de respostas (em porcentagem): 14.5Fonte:
Os dados para elaborar o IC-PMN foram obtidos por meio de entrevistas telefônicas com 1280 pequenos e médios empresários da indústria, do comércio e de serviços, de todo o país. A margem de erro do índice é de 1,4% para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Notícias Técnicas
Com a Reforma Tributária aprovada, empresas precisam revisar operações, escolher o regime mais adequado e adaptar sistemas para garantir eficiência fiscal em 2026
Nova exigência da Receita obriga definição prévia do regime tributário e preocupa entidades por elevar burocracia e gerar insegurança jurídica
Serviço mantido pelo MDIC será descontinuado. Alteração está prevista em decreto
Corte decidiu que não incide imposto por entender que não foi formada reserva de capital
Notícias Empresariais
Estresse, insatisfação e falta de flexibilidade alimentam uma nova onda de exaustão emocional no trabalho — especialmente entre os mais jovens
Pesquisa da UCLA revela os benefícios para a saúde de trabalhar por conta própria, especialmente para mulheres
Descubra como usar o ChatGPT de forma mais estratégica com uma simples palavra que transforma comandos comuns em respostas inteligentes e aplicáveis
Em busca de liberdade, propósito e flexibilidade, jovens rejeitam vínculos formais e desafiam o modelo tradicional de trabalho
Empresas brasileiras estão revendo contratos para se adequar à reforma tributária. Cláusulas de preço líquido, fusões, aquisições e concessões estão no foco.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional